Reuniões Realizadas


Fonte: http://www.revistainfra.com.br/portal/Textos/?Slider/15276/GRUPAS-celebra-seus-30-anos-

Ontem (24) na área de eventos do Secovi-SP, O Grupo de Gestores de Facilities (Grupas) recebe convidados e presidentes de gestões anteriores para celebrar os 30 anos da entidade, que tem como maior diferencial a sua não formalidade jurídica. No decorrer destas três décadas todos os encontros foram patrocinados por empresas anfitriãs e seus membros – gestores de facilidades – contribuíram participando com conteúdo e presença nas reuniões mensais.

Em seu discurso de abertura o atual presidente, Bernardino Gonçalves da Costa Neto fez um overview da evolução desta união de profissionais, desde a criação da entidade até os dias atuais, posicionando o antigo profissional de serviços gerais para o atual facility manager.

Também presente, o idealizador do Grupas, Antônio Augusto Lourenço reforça as palavras do presidente Costa, apontando que hoje a atividade de facility não cuida mais de manutenção de máquinas de escrever e/ou de calcular e muito menos de assinaturas de listas telefônicas, guias, etc., que um dia fizeram parte da rotina do “homem de serviços gerais”. Lembra que já naquela época, com o crescimento da economia e do perfil das novas edificações e necessidades empresariais, ele vislumbrou que a criação de um grupo de profissionais da sua mesma área de atuação o ajudaria a entender e atender melhor a empresa para a qual trabalhava.

“Diante do novo cenário que se apresentava, senti que não estava preparado e havia uma defasagem de conhecimento e profissionalização, cujas atividades passariam a ser pertinentes ao novo modelo de operação, gestão de contratos e obrigações legais. Não havia soluções internas das mais variadas demandas em todos os setores das empresas e ainda, estávamos sendo cobrados cada vez mais nas eficientes ações estratégicas, além de maior conhecimento, na troca de experiência, conceituação e padronização das atividades do setor. Com esse desafio, e na tentativa de abreviar o tempo, comecei a manter contato com meus pares em outras empresas e criei inicialmente em 1982 o Profase (Profissionais Administradores de Serviços) que tinha um escopo mais formal. Mas a experiência desta iniciativa nos fez criar em 1985 o que hoje denominamos de Grupas.

Francisco Abrantes, também ex-presidente, foi ao palco dar o seu testemunho sobre a importância da entidade na sua vida profissional, lembrando que começou a participar das reuniões em 1997. “De lá para cá cresci muito e agradeço a cada um de vocês que contribuíram para a minha ascendência profissional. Me orgulho de participar deste grupo, de ter sido seu presidente e de ter, inclusive, chegado ao board do IFMA – International Facility Management Association, participando de seu planejamento estratégico. Além disso, contribui na fundação da Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC), da qual também fui presidente”, relembra o homenageado.

Com 47 anos de experiência na atividade de facilities, Roberto Santiago, um membro que nunca deixou de participar das reuniões também deixou seu recado. “Apesar de não ser fundador, pois ingressei no mesmo em outubro de 1985, faço parte dessa elite de profissionais que atualmente se faz necessária para a operacionalização dos mais diversos tipos de organização e, não mais como antigamente relegada a um segundo plano, considerada como atividade de despesas nas diversas organizações. O Grupas se manteve atuante e atualizado, procurando que seus membros sejam top´s no mercado de trabalho”, discursou Santiago. Ao final da celebração, todos os ex-presidentes foram convidados a participar de uma breve cerimônia, com o acendimento de várias velas, que simbolizaram os 30 anos da união do Grupo de Gestores de Facilities.

HOMENAGEADOS:

 

Ex-Presidentes do GRUPAS

Mandatos

 

1

ANTONIO AUGUSTO LOURENÇO(1)

1985 a 1992 / 1998

 

2

BERNARDINO GONÇALVES DA COSTA NETO(2)

1993 / 2005 / 2015

3

MARCO ANTÔNIO NARDY

1994

 

4

PEDRO ERNESTO OLIVEIRA SANTOS(3)

1995

 

5

JOSÉ ROBERTO SGARBI (Falecido)

1996

 

6

FRANCISCO ANTONIO ALVES

1999

 

7

ROBERTO SANTIAGO DE ALBUQUERQUE MIRANDA

2000

 

8

MASAHARU MATUZAWA (Falecido)

2001

 

9

PATRÍCIA LONGHI

2003

 

10

JOSÉ GUILHERME JUNQUEIRA DIAS DE SOUZA

2004

 

11

JOSÉ SEVERIANO DOS SANTOS

2006

 

12

MARIA DE FÁTIMA SOUSA

2007

 

13

FRANCISCO ANTONIO DE SOUZA ABRANTES

2008

 

14

CARLOS ESCOBAR DIAS STERQUE

2009

 

15

MÁRCIA S. NUNES PELLUCHI

2010

 

16

OSVALDO LOGO

2011

 

17

MARCELO DA SILVA COSTA

2012

 

18

ADILSON PELEGRINO

2013

 

19

WANTUIR SEBASTIÃO RIBEIRO

1997 / 2002 / 2014<

 

Notas:

(1) Além de Fundador do GRUPAS, Antonio Augusto, foi o seu idealizador e presidente por vários anos.

(2) Além de Fundador do GRUPAS, Bernardino Costa, foi seu presidente por três anos.

(3) Além de Fundador do GRUPAS, Pedro Ernesto, foi seu presidente em 1994.

  • GRUPAS - Reunião Gail ( Fevereiro - 2015 )

    Ah, não esqueça: " A RAZÃO DO GRUPAS É VOCÊ "

    Wantuir Ribeiro
    Presidente GRUPAS – Gestão 2014

  • GRUPAS - Posse De Gestão 2015

     

    “Parabéns a todos e curtam as fotos do evento.”

    Ah, não esqueça: " A RAZÃO DO GRUPAS É VOCÊ "

    Wantuir Ribeiro
    Presidente GRUPAS – Gestão 2014

  • GRUPAS - RL Higiene (abril/2014)

    Galeria de fotos

    Veja a apresentação - Vice Prefeita Nadia Campeão

    “O impacto da COPA DO MUNDO no dia a dia dos Facilities e das Empresas”

    Na última quinta-feira, dia 10/04/2014, a RL Higiene promoveu mais uma reunião do Grupas - Grupo de Gestores de Facilities. O encontro reuniu cerca de 150 pessoas no Espaço do Bosque, o arborizado salão de eventos do complexo empresarial e-business Park, localizado no bairro da Lapa.
    O evento contou com a ilustre presença da vice-prefeita de São Paulo, Nadia Campeão, e do diretor de operações da Rede Cinemark, Paulo Rego. O tema debatido não poderia ser mais oportuno: O Impacto da Copa do Mundo no Dia a Dia dos Facilities e das Empresas.

    Enquanto Nadia Campeão deu enfoque às questões da administração pública referentes à Copa - como a ocorrência de feriados, andamento de obras, legado para a cidade e as operações de transporte e segurança - Paulo Rego atentou ao impacto negativo que o torneio terá no setor de entretenimento. A mediação do debate foi feita por Ricardo Vacaro, diretor geral da RL Higiene. O presidente do GRUPAS, Wantuir Ribeiro, e seu vice, Bernardino da Costa, coordenaram a pauta das demais atividades previstas para a reunião que foi um sucesso em todos os sentidos.

    “Parabéns a todos e curtam as fotos do evento.”

    Ah, não esqueça: " A RAZÃO DO GRUPAS É VOCÊ "

    Wantuir Ribeiro
    Presidente GRUPAS – Gestão 2014

  • Primeira Reunião do Grupas - 2014 - USLED

    E Não esqueça: " A RAZÃO DO GRUPAS É VOCÊ "

    Wantuir Ribeiro
    Presidente GRUPAS – Gestão 2014



  • GRUPAS - GESTÃO 2013

    Encerramos mais uma fase do GRUPAS, com muito trabalho e dedicação, foi gratificante devido ao conhecimento adquirido e o reconhecimento dos parceiros e participantes das reuniões, as quais tiveram uma meta definida o Facility Management.

    Ao sermos empossado tivemos a preocupação de manter próximo todos aqueles que colaboram para que pudéssemos ter confiança na realização das reuniões, nas manutenções e nas atualizações das comunicações.

    Estabelecemos prioridades, como a constante divulgação dos fatos, convites das reuniões, disponibilizações de oportunidades de trabalho e um site dentro do possível atualizado, que devido a este fato atingimos outros estados da federação, o que nos gratifica.

    Estreitamos relacionamentos com parceiros como Abrafac, Abralimp, Abracohr e outros, de forma a estarmos próximos aos grandes momentos que proporcionam, e que divulgamos a todos nossos associados.

    Respondemos todas as indagações vindas por e-mails ou através do cadastramento, o qual em constante atualização, devido a volúpia do mercado de trabalho.

    Realizamos as reuniões propostas, tivemos ótimos parceiros, que trouxeram grandiosas informações técnicas, culturais e gustativas.

    Trabalhamos de forma a dar continuidade ao preceito GRUPAS, mantendo a qualidade das reuniões, cases, visitas etc., propostos nestes 28 anos de existência, sempre com o objetivo de trazer novas experiências.

    E neste momento de encerramento da Gestão 2013, queremos agradecer a todos que acreditando na seriedade do GRUPAS, se fizeram presente, o que nos deixa muito lisonjeados.

    Para a Gestão 2014, tendo a frente o Presidente Sr. Wantuir Ribeiro, exímio conhecedor do GRUPAS, sabe das dificuldades mas também de como resolvê-las. Um grande Facility Management, que juntamente com a sua equipe, trará novidades e conhecimentos a todos nós.

    Como presidente da Gestão 2013, agradeço a colaboração de todos e desejo um IMENSO 2014, com muita Saúde e Paz.

    “ VIVA O GRUPAS e SALVE 2014”

    E Não esqueça: " A RAZÃO DO GRUPAS É VOCÊ "

    Adilson Pelegrino
    Presidente GRUPAS – Gestão 2013



  • Grupo Top Serv - entre técnica, sabores e aromas .....

    a reunião do mês, transcorreu em grande estilo.
    O atendimento as necessidades do cliente, faz com que as empresas se adaptem para o melhor servir, estamos falando do Grupo Top Serv, que com a sua profissionalização atende as urgentes e precisas demandas.
    O Grupo composto pelas empresas; Top Infra (manutenção e Engenharia), Top Logística ( logística interna) e Top Água (saneamento), faz com que os seus clientes tenha segurança da boa realização. Atuando no atendimento a Nespresso, um de seus principais clientes, na execução da montagem de suas lojas conceito ou boutique necessitam e exigem qualidade, segurança e presteza, para que possam atender ao seu exigente publico.
    O Grupo Top Serv, atua no gerenciamento e execução das obras, de forma que o cliente tenha plena segurança na realização dos trabalhos.
    No complemento da reunião, a Nespresso proporcionou aos presentes uma viagem gratificante aos sabores dos cafés, explanando conhecimento e variadas degustações.
    O Barista atuando como Facility, este conceito deve-se ao fato do mesmo atender as expectativas do cliente, oferecendo um produto de qualidade, na elaboração da aromatizante bebida – Café – proporcionando ainda variados drinks.
    O Barista por ser um profissional especializado em cafés de alta qualidade, com conhecimento de todas as fases da vida deste produto, desde o cultivo,do processamento e beneficiamento do grão, do processo de torra e outros variados itens, tem por objetivo alcançar a “Xícara Perfeita”
    O GRUPAS , teve também o objetivo de finalizar a Gestão 2013, com Técnica, Sabores e Aromas e convidá-los a continuarem a participarem na Gestão 2104. E não se esqueçam: “” A RAZÃO DO GRUPAS É VOCÊ “” Feliz 2014
    Até a Próxima.
    E Não esqueça: " A RAZÃO DO GRUPAS É VOCÊ "

    FELIZ 2014


  • Editora ABRIL e Grupo Sustentax

    trouxeram grandes conhecimentos e fatos aos associados GRUPAS, que nesta segunda feira – 28/10/13 – puderam conhecer parte da rotina diária do Facility Management em uma empresa de Comunicação e o trabalho do Grupo Sustentax, para a certificação LED do empreendimento.

    Tendo em sua edificação um publico superior a 5000/pessoas dia, faz com que o F.M e equipe se apliquem para solucionar todas as necessidades geridas por funcionários, visitantes e as constantes movimentações VIPs que demandam um trabalho especial do bom atender.

    Com os seus 26 andares, em constantes movimentações internas, devido a dinâmica de uma empresa de comunicação requer, o acompanhamento das manifestações externas, como Energia Elétrica, Água, Trânsito e etc., tudo isto faz com que o F.M, esteja em permanente sintonia com os acontecimentos.

    Enquanto isto o Grupo Sustentax, elabora os estudos para que o edifício sede da Editora Abril, conquiste o selo Prata uma nova categoria pelas adequações efetuadas, uma vez que em 2012, conquistou a certificação LEED “Green Building Council“ em Operação e Manutenção.

    Iniciando suas atividades em 1996, o Grupo Sustentax tornou-se especialista em certificações, por considerar a Sustentabilidade, como estratégia de negocio de seus clientes. Foi reconhecida pela revista Isto É, como uma das “50 Empresas do Bem”, por unir Sustentabilidade e Saúde Financeira.

    Criou entre outros o Premio de Sustentabilidade, em parceria com a ITC – Inteligência Empresarial da Construção, como forma de reconhecer os empreendedores mais sustentáveis do país nos segmentos industrial, comercial, residencial e residencial baixa renda da construção civil.

    Estes são alguns dos parceiros que o GRUPAS, traz para melhor informar os seus associados.

    Até a Próxima.

    E Não esqueça: " A RAZÃO DO GRUPAS É VOCÊ "


  • Facility Management, em grande empresa do varejo ......

    Com 105 anos de existência neste competitivo mercado varejista, possuindo mais de 17 mil colaboradores em seus perto de 300 pontos de vendas, Escritório Central e Centros de Distribuição, a Casas Pernambucanas criou um espaço para o desenvolvimento do aprendizado e do conhecimento profissional de seus colaboradores: a UNIVERSIDADE CORPORATIVA COMENDADEIRA HELENA LUNDGREN, um Centro de Excelência em ensino corporativo, tendo como objetivo ser um importante instrumento de consolidação do reposicionamento estratégico comercial e prover oportunidades de aprendizagem que deem suporte para alcançar os objetivos de negócio.

    Com uma área de 35mil m2, dos quais 25mil m2 são preservados em uma belíssima área verde, contem todos os quesitos para o bem estar de seus colaboradores, alunos e visitantes, ficando ainda a área recreativa liberada aos familiares nos finais de semana. Os demais 10mil m2 são utilizados com as dependências técnicas, auditórios, salas de treinamentos, restaurante, hotelaria e o Memorial da Empresa.

    Devido à sua configuração, pode em pouco tempo transformar-se em Centro de Contingência, possuindo links de telefonia, internet e elétrica, com operadoras diversas, garantindo o funcionamento integral e seguro.

    A reunião do GRUPAS na Pernambucanas teve como tema principal a Gestão do Facility Management numa Unidade Central de Treinamentos Corporativos, e que pôde ser constatada a aplicação de boas práticas com o uso correto dos recursos humanos e físicos, representando despesas menores, baixos custos e excelência nos seus resultados.

    Na UCCHL, o trabalho do FM não se restringe à execução, mas também na condução da utilização do espaço com a locação a terceiros que a utilizam para confraternizações, lançamentos e entregas de produtos, proporcionando ao local um grande espaço comercial nas janelas de ocupação interna existentes.

    O espaço criado como um centro de lazer a funcionários e familiares tornou-se hoje uma fonte de renda, devido à economia com treinamento, anteriormente externo, e hoje totalmente interno para todos os colaboradores das lojas existentes no Brasil, oferecendo hospedagem, alimentação, internet, lazer, de forma a manter o foco de todos nos treinamentos de capacitação.

    Esta foi mais uma reunião do GRUPAS que trouxe aos nossos associados informação segura e eficaz quanto à aplicação dos conhecimentos do Facility Management em grandes empresas.

    Até a Próxima.

    E Não esqueça: " A RAZÃO DO GRUPAS É VOCÊ "


  • RL - Higiene.

    proporcionou aos associados do GRUPAS, conhecimento com o painel “ O que os Facilities estão fazendo e medindo em práticas sustentáveis “ e uma vencedora historia do tradicional Colégio Dante Alighieri, que com os seus 4.350 discentes, propõe a esta região da cidade de São Paulo uma efervescente vida.

    Além do cuidado especial com alunos, professores, fornecedores e demais colaboradores, o Colégio Dante Alighieri, preocupa-se com o meio ambiente através de um sustentável programa de coleta seletiva de recicláveis o qual proporciona um bom retorno financeiro aos seus colaboradores.

    O painel apresentou cases diversos os quais foram amplamente discutidos, despertando nos profissionais de FM, interesse em conhecer mais profundamente cada um.
    Os cases, demonstram que uma implantação segura e confiante traz retorno com qualidade, eficácia e economia financeira e o objetivo principal do FM que é o bem comum da sociedade.

    Foram apresentados;
    - “Eficiência Energética” pelo FM Daniel Barbosa, da empresa DuPont, que iniciou com a substituição da tecnologia utilizada – lâmpadas florescente - com a introdução de lâmpadas LED, automação do sistema de controle da iluminação predial, instalação de película protetora em todas as janelas, migração para o mercado livre na compra de energia e o descarte seguro dos resíduos das lâmpadas como vidro comum e desta forma Reciclável.
    Veja Mais...

    - “Sustentabilidade no Setor de Rouparia” pela FM Kátia de Assis, do Hospital Albert Einstein a identificação de problemas como; Alto índice de baixa nos produtos, devido a rasgos, furos, desgaste natural e sujidade, tomou-se algumas ações como, Desenvolvimento de um PDCA, Acompanhamento e triagem das peças enviadas a lavanderia e a Busca de parceria com fornecedores para transformações diversas.
    Veja Mais...
    - “Inclusão Digital” pelo FM Lincoln Aragoni Gomes, do Grupo Fleury, projeto que visa a analise imediata da limpeza e suas necessidades, trouxe além da agilidade no gerenciamento da manutenção despertou grande interesse em seus usuários, transformando em uma grande – Inclusão Social Digital – e ainda proporcionou resultados economicamente sustentáveis.
    Veja Mais...
    - “Resíduos Sólidos” pela FM Ana Paula Martins, da Tishman Speyer, com o projeto - Programa de Reciclagem – introduzido no complexo Rocha Vera, com a finalidade de gerenciar os resíduos com responsabilidade social.
    Veja Mais...
    - “Projeto Automação”pelo FM Arnaldo Borgia, da Serasa Experian, com o projeto de conscientização no uso da energia elétrica que visando a economia no consumo, na manutenção corretiva e retorno financeiro, introduziu novas tecnologias de controle interno, lâmpadas com melhor luminosidade e consumo menor, bem como produtos estratégicos e sustentáveis.
    Veja Mais...
    Conheça cada um destes projetos em nosso site, E não se esqueça “ A RAZÃO DO GRUPAS É VOCÊ”
    Até a próxima.

  • ABRAVA - Cerimônia de Posse.

    A presidência do GRUPAS juntamente com o Conselho, prestigiam a posse do Sr. Wadi Tadeu Neaime, que ira presidir a ABRAVA – Associação Brasileira de Ar-Condicionado, Ventilação e Refrigeração, pelo triênio 2013 a 2016.

    Importante segmento gerador e consumidor de mão de obra especializada, que muita se preocupa com o meio ambiente, com atitudes sustentáveis e dinâmicas onde o Facility Management está inserido com uma grande e eficaz participação.

    O presidente Sr. Wadi Tadeu Neaime, ressaltou em editorial “ não pouparemos esforços para superar as dificuldades que se apresentarem no dia a dia, com incentivo ao associado na defesa da qualidade, das boas praticas de engenharia e da preservação do meio ambiente, alem de, combater a migração de nossos profissionais para outros segmentos de mercado e variados itens que possam preocupá-los, como os níveis tributários, a formação de mão de obra e a real transferência de assuntos ecoeficientes e sustentáveis, dos gabinetes de marketing para a realidade do campo operacional”.

    O GRUPAS, apoia e deseja que o próximo triênio seja repleto de grandes realizações.

  • Conhecendo a COMGÁS...

    Maior distribuidora de gás natural canalizado no Brasil, atuando em municípios das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista e do Vale do Paraíba, uma região que gera aproximadamente um quarto do Produto Interno Bruto do país, com um atendimento superior a 1,200 milhões de consumidores nos segmentos residencial, comercial, industrial e automotivo.

    Na reunião efetuada no Auditório Espaço São Paulo, antiga redoma de gás, além de conhecer os projetos atuais e futuros e a atuação do Facility Management, foi proporcionado aos associados do GRUPAS uma visita técnica ao complexo no qual demonstra a preocupação com a sustentabilidade e economia que tais procedimentos proporcionam.

    A visita ao E.T.E, Estação de Tratamento de Esgoto, onde toda água utilizada no complexo é canalizada para tratamento e posterior utilização em setores como jardinagem, limpezas externas e sanitários, havendo ainda a coleta de água da chuva que armazenada em caixas especificas, trazem um economia por um longo período de consumo.

    O setor Central de Emergência, com atendimento 0800, possui mapeamento de todos os pontos instalados existentes na cidade de São Paulo, monitora todo e qualquer vazamento de gás dentro da sua área de atuação, com metas estabelecidas de tempo, considerando até 01 hora para emergências e até 04 horas para a falta de gás, possuindo ainda 04 bases fixas as quais permanecem de prontidão 24hs x 7dias na semana.

    Foi ainda proporcionado visita ao Centro de Monitoramento, setor que abrange todas as dependências da COMGAS, bem como os grandes consumidores, fazendo programações diárias de consumo para a compra e venda do gás, controlando a vazão e com isso proporcionado segurança a todos.

    Esta foi mais uma reunião GRUPAS, gerando aos seus associados conhecimentos para uma atuação segura e eficaz.

    Até a próxima..

  • GRUPAS no 10º Congresso INFRA

    comemora os seus 28 anos com retrospectiva desde a sua fundação até os dias de hoje.

    A existência do GRUPAS na forma atual, deve-se muito a idealistas* que criaram embriões desta entidade, fazendo com que o trabalho do Facility Management, conhecido na época como Gerente de Serviços, torna-se reconhecidamente uma peça fundamental as empresas e ao mercado de trabalho.

    Iniciando com o GRUPASE (1980 a 1982 ), depois o PROFASE (1982 a 1983 ), e uma lacuna no período de 1983 até o inicio de 1985, devido a problemas relevantes na época. Mas em 02/1985 criou-se a entidade GRUPAS, devidamente estruturada, com Objetivos, Política definida e com Protocolo interno a ser seguido pelos seus membros, norteando até os dias de hoje e com isso fazendo com que o FM fosse devidamente reconhecido e a função torna-se relevante.

    Prosseguindo no fortalecimento da categoria FM, a qual deixou de ser a Executora de Tarefas para ser a Gestora de: Trabalhos que integram pessoas, propriedades, processos e tecnologia e tudo aquilo que diferem da orientação principal da empresa.O GRUPAS colaborou com outros grupos existentes na época e criaram a ABRAFAC- Associação Brasileira de Facilitie, como pessoa jurídica, entidade reconhecida em todo Brasil e vários países pelo mundo, que tem como objetivo; congregar os interesse dos profissionais em FM, atuantes na administração e gerenciamento de serviços e atividades em infraestrutura.

    Após a sua consolidação o GRUPAS tem colaborado com os profissionais em Facilitie, bem como a outras cadeias produtivas como Fornecedores de Produtos e Prestadores de Serviços, realizando palestras técnicas, visitas e conhecendo a realidade do FM em seu local de trabalho.

    Este é o seu GRUPAS – Grupo de Gestores em Facilities – venha participar.

    E não se esqueça “A RAZÃO DO GRUPAS É VOCÊ”.
    Até a próxima.

  • Academia de Facilities, profissionalização pela educação


    Em um ambiente onde a educação e a solidariedade é uma constante, realizou-se no auditório da UNISAL, entidade com 85 anos de existência e uma das principais universidades em Teologia – no bairro da Lapa - SP, a reunião GRUPAS – Academia de Facilities, onde as explanações sobre o mercado para o profissional em Facility foi a pauta primordial.

     Visando atender a demanda do mercado por profissionais cada vez mais qualificados a Academia de Facilities, demonstrou aos presentes  diversos cursos e treinamentos que aprimoram e colaboram com o F.M, para o seu aperfeiçoamento de forma a proporcionar ao gestor condições de empregabilidade  com maior e melhor qualidade.

    O aprimoramento profissional baseado na parte pratica traz o conhecimento da operação, e quando complementado por estudos, cases, visitas técnicas e outros itens, faz a especialização, o jeito novo de realizar uma mesma tarefa, de forma mais consciente, e com custos melhores para as empresas.

    Complementou-se a reunião com a palestra máster – A Copa do Mundo de 2014 e seus reflexos no Direito Penal – proferida pela Dra. Adriana Filizzola D’Urso, teve como objetivo esclarecer pontos sobre as obrigações que o pais sede, bem como as suas empresas  tem com a entidade FIFA.

    O debate longo e complexo, trouxe a tona, que a realização de grandes eventos tem o seu  legado mas as obrigações contratuais, devem ser observadas constantemente, de forma a não trazer prejuízos as partes.

    Os grandes eventos, demonstram as qualidades administrativas de um país.

  • Grupo SCHAHIN- Viagens Corporativas, um desafio ao Facility Management

    Conhecendo a estrutura do Grupo SCHAHIN, com mais de quatro décadas no mercado brasileiro, no qual é atuante nos setores de; Petróleo, Gás, Engenharia, Desenvolvimento Imobiliário, Energia e Telecomunicações, entre outros itens, destacando-se a qualidade de seus produtos, as obras de grandes complexidades, a forte estratégia de atuação em sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.

    Para que todo este imenso Grupo tenha uma gestão segura e eficaz, a estrutura interna necessita de profissionais competentes e atuantes, comprometidos com as realizações, que visem a qualidade dos serviços, redução de custos, garantia dos trabalhos executados e a segurança de seus colaboradores.

    Devido atuar em grandes obras espalhadas pelo país o Grupo Schahin, possui uma logística de realizações, tendo em cada local o seu Administrador de Obra, que em conjunto com o Facility Management sediado na Matriz, coordena, orienta e acompanha os trabalhos de forma a ter uma finalização que atendam ao padrão que o Grupo tanto preza.

    Entre os principais itens de atuação do Facility Management, esta a logística de Viagens Corporativas, com o tema – A importância da agencia de Viagem junto ao Facility Management - apresentado pela palestrante Gabriela Pinheiros, da empresa LondonTur Viagens, a qual explanou sobre o mercado que em 2012,superou em 13% o movimento de 2011, perfazendo o valor de R$32bilhões, salientou também que o gerenciamento de fornecedores, as gestões de custos, de informações, de indicadores de performance são alguns dos objetivos que o administrador tem que estar atento para a eficácia do processo.

    Ressaltou que as agencia de viagens, devem estar aptas para oferecer, recomendar e atestar as melhores praticas, fazendo com que o Facility Management , tenha segurança quando da contratação do serviço.

    Lembrando que um dos principais ativos de uma empresa são os seus funcionários, de forma que garantir um transporte seguro e eficaz, colabora com a realização do trabalho para o qual foi designado.

    Portanto, Viagem Corporativa um tema de relevância ao qual o Facility Management, deve estar atento.
    Até a próxima.

  • Secovi - Uma reunião de grande qualidade


    Dando inicio a programação 2013, a presidência do GRUPAS saudou a todos pela participação, bem como a gentileza do anfitrião - SECOVI – em proporcionar esta realização, em seu auditório Imbuia, com toda a infraestrutura que o momento requer.

    Foram apresentadas as novas propostas de trabalho para a Gestão 2013, com temas relevantes e técnicos que possam atrair o F.M de forma que esteja sempre disposto a efetivamente a participar das reuniões com o seu conhecimento de mercado e de boas praticas.

    A palestra eleita para esta inaugural reunião foi: “A participação do Facility Management na compra ou locação segura de imóvel comercial ou residencial”, ministrada pelo arquiteto sócio da Uniarq Arquitetura e urbanista formado pela FAUUSP, Sr. Luiz Frederico Rangel que discorreu sobre a realidade atual, das leis, códigos, resoluções, etc., que tentam reger a vida na cidade de São Paulo, considerando que o plano diretor aqui implantado serve de base para todo o pais. Explanou sobre o que a lei do zoneamento, traz ao empreendedor, ao FM como gerenciador de um retrofit ou de uma nova obra, as duvidas e preocupações, devido a este emaranhado de leis, havendo em muitos casos a necessidade da contratação de um advogado especialista, para dar prosseguimento na obra. Ressaltou que dentro de uma mesma quadra ou até em um lote pode haver divergência sobre a área a ser construída, por estarem em um “zoneamento” diferente. 

    Conhecendo o edifício sede do Secovi; construído para ser a “Casa do Corretor” tornou-se um local de grandes encontros de negócios, com as suas amplas salas de reuniões, auditórios, serviços diversos como; telefonia, buffet, copa, estacionamento entre outros, tudo dentro da maior segurança possível, tendo espaço para apresentações e cursos, banquetes, confraternizações e exposições. Fazendo com que o Facility Management seja perspicaz na execução de uma gestão segura e objetiva deste memorável espaço. Conheça mais através do site: www.secovi.com.br

    Nesta ocasião, foi comemorado os 15 anos da revista INFRA, publicação mensal de circulação nacional, que tem por objetivo fomentar as relações de negócios em Gestão de Facilities, bem como de Property Management. Parabéns a todos pelas excelentes matérias.

    Desejamos que tenhamos atendido as expectativas dos presentes e nos preparando para a próxima, até lá.

  • Confraternização e Posse

    Com um clima de grande descontração realizou-se no dia 06/12/2012, a confraternização anual, quando deixam-se as formalidades do ano para se concentrarem na união dos Facilities Manegement e seus familiares.

    A gestão anual da presidência, é uma forma de manter sempre atualizado e a transmissão é um fato muito importante ao GRUPAS, que ao institucionalizar a tradição – Passagem da Vela – simbolizou manter sempre acesa a chama dos objetivos da entidade: “Promover o encontro dos profissionais envolvidos com o setor de Facilities, através de um relacionamento cordial, capaz de gerar melhores praticas de gestão, assim como fomentar negócios em cadeia”, isto é o GRUPAS.

    O GRUPAS, não visa somente reuniões de trabalho, onde a técnica, os procedimentos corretos, métodos eficazes e seguros, sejam a tônica principal, mas sim o aprimoramento do Facilities de forma que ele tenha contato com novos procedimentos, fornecedores diversos, reluzentes palestrantes e principalmente um saudável networking .

    E para marcamos este memorável momento, fotos, importantes fotos que marcam o nosso presente e que serão importantes no futuro.

    Parabéns a todos por mais este momento.

    Gestão 2012

    Presidente: Marcelo Costa

    Vice Presidente: Adilson Pelegrino


  • Parabéns GAS

    Em excelente confraternização os membros do GAS - Grupo de Administradores de Serviços – recepcionaram na data de 07/12/2012 o novo presidente Sr. Luciano Sacramone Brunherotto e seu Vice Sr.Moacir Reis para a Gestão 2013, para os quais desejam-se grandes realizações.

    GAS – Grupo de Administradores de Serviços – estará completando no ano de 2013, 30 anos de existência na prestação de excelentes serviços as empresas que o compõe, e ao mercado com aprimoramento e troca de informações entre os experientes profissionais. Conheça mais:



    E nós do GRUPAS – Grupo de Gestores de Facilitieis – parabenizamos e desejamos uma feliz Gestão e que possamos dar continuidade nos entendimentos de formar grupos de profissionais que aprimorem cada dia mais o Facilities Manegement.

    Parabéns e que tenhamos uma boa gestão.

  • Invista Brasil - 2012

    • Em sua primeira reunião realizada na empresa INVISTA Brasil, que apresentou um amplo portifolio de seus produtos de nylon, os quais foram desenvolvidos para atender as necessidades do mercado de carpetes. Os associados que compareceram participaram ativamente com perguntas pertinentes ao assunto e tendo nas especialistas Patricia Goto e Christina Langenfeld as respostas corretas e com isso sanadas as duvidas relativas.

      Com uma gama de produtos que se destacam pela Qualidade + Performance + Futuro, o atributo “sustentáveis sobre os seus pés” , isto é encontrado no fio de nylon Antron Lumena, entre outros fatores. A INVISTA visando a sustentabilidade utiliza até 25% de nylon reciclado nos carpetes produzidos, atendendo as exigencias de seus conscientes clientes e mantendo a qualidade excepcional esperada de todas as outras fibras.

      Mas como a manhã não foi somente de trabalho, após um revigorante “coffee break” onde os presentes puderam apreciar deliciosos sanduiches, doces e sucos variados, e ainda conhecer outros parceiros –Facilities – fazendo produtivo o networking, fato constantes nestas reuniões. No retorno, o Presidente Marcelo Costa, apresentou a politica do GRUPAS, a qual visa a integração dos profissionais em Facilities ao mercado real e abriu espaço a outros parceiros para que apresentassem as suas propostas e produtos.

      Para a palestra do dia, foi convidado o Prof. VICTOR MIRSHAWKA JÚNIOR, Diretor de Pós-Graduação da FAAP, o qual ministrou o tema: CRIATIVIDADE NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, que com grande habilidade fez um “aquecimento” envolvendo todos os presentes, onde a clarificação de conceitos como; imaginação, criatividade, invenção, inovação e empreendedorismo, foram expostos com tecnica e criatividade de um bom palestrante, que instigou a todos ao pensamento criativo, como pensar “Fora da Caixa” e atraves de charges trouxe a realidade do dia a dia.

      A reunião transcorreu num ótimo clima de profissionalismo, onde destaca-se a participação envolvente dos presentes, que tiverem uma manhã de aprimoramento de conhecimento tecnicos sobre carpetes e desfrutaram de uma palestra sobre a solução de problemas de forma criativa. Parabens a todos os presente.

      Diretoria GRUPAS, INVISTA e Palestrante.

  • Green Company

    • Resíduos Sólidos

      Este foi o tema de nossa reunião/palestra, nesta quinta feira 22/03/12, elaborada e apresentada pela Green Company, a qual trouxe importantes informações ao Facilitie Management que quase sempre tem em seu dia a dia esta função em atender as necessidades da empresa sem agredir ao meio ambiente.

      A Green Company, trouxe ao conhecimento que resíduos; podem ser considerados todo e qualquer sobra de material resultante de uma ação ou processo produtivo, podendo gerar quando acumulados problemas de poluição, visual , odorífica e trazendo grandes riscos a saúde, mas quando bem administrado podem gerar lucro, tendo no Facilitie o seu grande gestor, o qual saberá destinar corretamente esta “sobra” e com isso trazer dividendos a sua empresa e ao meio ambiente.

      Na continuidade do encontro, a palestra voltada para analise da Lei. 12.305 de 02/08/2010 Política Nacional de Resíduos Sólidos – a qual dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.

      Ressalta a obrigatoriedade na observância desta Lei pelas pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, responsáveis, direta ou indiretamente, pela geração de resíduos sólidos e as que desenvolvam ações relacionadas à gestão integrada ou ao gerenciamento de resíduos sólidos.

      É o Facilities Management fazendo a sua parte.

  • Telelok - 2012

    As dependências da Telelok – Locação de Móveis foi cenário para a reunião de Facilitie Manegement neste mês de abril/2012. Com um grande interessante no conhecimento do armazenamento de móveis, na logística de entrega e instalação, o publico pode conhecer através da explanação do Diretor Sr. Nelson Domingues e de visita monitorada as constantes e controladas movimentações internas, entre elas o mapa de rastreamento dos veículos de entrega, tornando seguro e eficiente a entrega dentro do prazo contratado.Respeitando as mais rigorosas normas de ergonomia, qualidade e sustentabilidade, trabalhando com os produtos feitos pelos maiores fabricantes do Brasil, que contribuem para o bem estar no trabalho e com isso favorecendo a produtividade.

    O histórico do mercado imobiliário foi apresentado pelo Diretor Comercial Sr. Felipe Knudsen - Tishman Speyer – com uma panorâmica do período de 2000 a 2012, sobre São Paulo e Rio de Janeiro. Destacando a baixa vacância, mostrando que o mercado está bastante aquecido, “a média para a cidade de São Paulo é 5%, em quanto no Rio de Janeiro é de 4,1%, tendo as regiões de Alphaville/Barueri (SP) e de Porto Maravilha(RJ), como polos de desenvolvimento. Chamou ainda atenção para a oportunidade de projetos sustentáveis de retrofit, modernização predial e baixa oferta de equipamentos Triplo A nas principais regiões do país.

    Complementando a reunião com a palestra “Conceitos Fundamentais para as Boas Relações de Trabalho e para a nossa Performance no Dia a Dia” com o Prof. Clóvis de Barros Filho, que destaca “o homem não nasce com tudo que precisa para sobreviver” por esta necessidade o homem difere dos demais animais, devido ter a liberdade de criar, inovar e de se adaptar, não havendo limites para realizar os seus objetivos. Baseando-se ainda na confiança e desconfiança no outro ser humano, em um serviço ou produto. Essas “informações” podem influenciar nas tomadas de decisões o que é determinante para a sua sobrevivência profissional e pessoal. Terminou declarando “Precisamos nos dar conta que fazemos parte de um mundo maior que nós, é preciso aceitar que ele existe, mas qual é o nosso papel?

  • Escola Politécnica USP - 2012

    • Realizamos a nossa mensal reunião em um dia caótico na cidade de São Paulo, quando o trânsito impediu que a maioria dos participantes pudessem chegar ao evento.

      Iniciada com a apresentação do Prof. Moacyr Graça – Coordenador do MBA de Gerenciamento de Facilidade, com o tema: “ O Mercado de Trabalho e a Capacitação Profissional do Gerente de Facilidade” quando demonstrado que a evolução educacional do Gerente de Facilidades o mantém no mercado de forma mais participativa.

      O Prof. Moacyr, mostrou que a evolução é uma constante em nossa vida, fazendo paralelo com a tecnologia da informação, onde iniciou-se com computadores a válvulas e hoje movimenta-se a economia com simples cliques em um telefone celular, tendo como base a rede americana de internet onde tudo esta conectado a todos, salientou:

      “A rede sem você será forte, Você sem a rede será nada”

      Na continuidade da reunião, o Sr. Francisco Abrantes, diretor da Powertronglobal Inc, explanou sobre o produto que esta sendo introduzido no Brasil, que baseado na alta tecnologia da nano – ciência, traz a eficácia na limpeza dos dutos de ar condicionado, a oleosidade existente se desprenda das paredes dando maior vazão do ar refrigerado e com isso trazendo uma economia de energia, a melhora na expansão do ar insuflado para o ambiente e tendo o investimento no projeto sendo recuperado antes do prazo previsto, e nos disse “ o produto foi além de nossas expectativas, tanto em qualidade quanto no payback”. No encerramento do encontro o presidente Marcelo Costa, agradece a todos e salientou a preocupação pelos transtornos ocorrido nesta data e que a próxima seja dentro das normalidades de uma grande cidade.

  • Beaulieu Carpetes – 2012

    A reunião deste mês de agosto do GRUPAS, tendo como anfitriãs as empresas BEAULIEU A Inovação em Carpetes, HOST Green, Clean & Dry sobre a eficiência na limpeza a seco em carpetes e INVISTA a qual complementou a palestra efetuada em fevereiro deste ano, trazendo novidades e esclarecimentos sobre os fios Nylon Antron e Nylon 6, utilizados para a confecção de carpetes de ótima qualidade.

    Constatou-se o grande interesse dos participantes em sua maioria Facilities Manegement, os quais tem sob sua responsabilidade a manutenção correta e eficaz na limpeza, segurança e conservação das edificações, destacando o item carpete, que é a entrada visual da empresa.

    Os anfitriões, demonstraram que a praticidade e a facilidade na aquisição , manutenção e limpeza desde produto, traz ao FM, a segurança de um bom produto que quando conservado corretamente tem uma longa vida útil.

    A utilização de um produto de qualidade traz benefícios como , conforto, durabilidade, isolamento acústico e tornando o ambiente bonito e atrativo aos visitantes.

    Após as explanações técnicas e as observações efetuadas pelos presentes, tivemos o complemento com a palestra “Motivação Aplicada “ apresentada por Richard Santos, que de forma interativa, demonstrou exemplos práticos do potencial de cada um na busca por metas pessoais e empresarias, fazendo com que a plateia interagisse com o momento, tornando as explanações lúdicas, praticas e muito descontraída, havendo uma geral participação.

    O GRUPAS tendo a preocupação na divulgação produtos e processos, no aprimoramento de seus parceiros, trouxe mais este momento e já convidando a todos para a próxima, anotem dia 25 de setembro.

    Parabenizamos ainda o nosso companheiro Roberto Santiago, pelos seus 45 anos de trabalho como FM o que demonstra a importância desta categoria. PARABENS e que venham outros 45.

  • TAM - 2012

    Uma reunião de muito valor e conhecimento. Iniciada com apresentação da empresa a qual se desenvolve a olhos vistos e onde o trabalho do Facilities Manegement é primordial para atender as grandes demandas e ao público qualificado e exigente.

    As necessidades da grande empresa, proporciona ao Facilitie conhecimentos, exige constantes atualizações profissionais e educacionais, bem como o entendimentos de outras culturas, devido as fusões que atualmente estão se tornando uma rotina.

    A LATAM, empresa que nasce entre as 11 principais empresas de aviação do mundo, com uma frota futura de 312 aviões, 59 milhões de passageiros ano, 51 mil funcionários, sendo a 1ª da America do Sul, formando então o MUNDO TAM.

    Para o GRUPAS uma boa experiência, conhecendo as diretrizes técnicas a que o Facilities Manegement da TAM esta envolvido, pois além de proporcionar aos passageiros um produto seguro e eficiente possui uma retaguarda com grande técnica e eficaz em seus procedimentos. Tivemos um bom conhecimento sobre a atuação do profissional em Facilitie. Até a próxima.

  • Grupo AMA Serviços – 2012

    Com apresentações de interesse aos Facilities Manegement, tivemos hoje um encontro que reuniu profissionais na discussão de temas relativos ao dia a dia.

    Os temas Trabalho Temporário,apresentado pelo Sr, Marcos Nóbrega, transmitiu as diretrizes para uma segura e eficiente contratação, sobre Produtos Sustentáveis o químico Sr. Miguel A. Simkunas demonstrou as sutilezas que o F.M, deve conhecer para administrar com eficácia e responsabilidade que o tema requer, fato este que trouxe a baila varias indagações dos presentes os quais se preocupam com a saúde e o bem estar dos funcionários nas empresas a que prestam serviços.

    Quanto ao tema Administração do Tempo em que o palestrante Sr. Paulo Rogério de Souza, eminente professor expos, foi salutar devido aos questionamentos e a preocupação que o mesmo traz a todos. Administrar o Tempo é fazer o que você considera importante e prioritário, é ser senhor do próprio tempo, não é programá-lo nos mínimos detalhes.

    Povoando o imaginário popular vários Mitos foram por ele destacados e dissecados, explanando que Administrar o Tempo, torna quem o faz, senhor dele, coloca-o sobre controle. Quem não o administra é por ele dominado, pois acaba fazendo as coisas ao sabor das pressões do momento, não na ordem e no momento em que desejaria.

    Esta foi mais uma de nossas reuniões, que contou com o apoio do Grupo AMA Serviços Personalizados.

  • Top Clean

    Realizou-se em 29/11/2012, nas belas dependências da Universidade Mackenzie, a ultima reunião do ano 2012, que trouxe aos Facilities Manegement, informações sobre o programa Mackenzie Soluções pelo prof. Antonio Junqueira – Diretor da Unidade de Negócios – que visa oferecer as empresas aprimoramento nas áreas em que a instituição possui elevado expertise.

    O anfitrião desta reunião o Grupo Top Clean, trouxe aos presentes relevantes informações pelo Sr. Tomas Crhak sobre a empresa, a qual esta posicionada em vários segmentos que atendem as necessidades dos Facilities Manegement com presteza e eficácia.

    Os temas da reunião foram relativos ao case do Reuso da Água, no setor automotivo, apresentado por Sr. José Roberto Sakr e elaborado pelo programa Top Água, que traz soluções no saneamento básico, com a diminuição do descarte de dejetos no meio ambiente, na reutilização em processos produtivos e em atividades indiretas, como irrigação, lembrando que o investimento tem um retorno previsto em até 24 meses, e a Top Clean soluções.

    Com o biólogo Sérgio Bocalini, vice-presidente da APRAG, a palestra foi dirigida ao tema Controle Integrado de Combate as Pragas Urbanas. Explanou sobre a continua e incessante vigilância interna, de forma a combater de imediato qualquer incidência de vetores que tragam riscos a saúde dos funcionários e prejuízos a organização. Salientou ainda a importância primordial na escolha da empresa prestadora de serviço a qual deve ser qualificada, possuindo Licença de Funcionamento Sanitário e/ou Ambiental, Responsável Técnico com registro no Conselho Ambiental e um constante aprimoramento.

    Na finalização desta reunião o Pres. do GRUPAS Sr. Marcelo Costa, agradeceu a todos e discorreu sobre a sua Gestão no ano de 2012, o qual deixa um legado de grandes conquistas, como atualização do mailing de associados, o desejado site – www.grupas.com.br – que terá o objetivo de manter os Facilities Manegement, atualizados com o mercado e as chamadas das reuniões futuras.

  • Grupas - Grupo de Gestores de Facilities

    Desenvolvido por Tudonanet